ESPAÑOL

ENGLISH

CONCURSO PORTO OLÍMPICO

A proposta buscou uma inserção urbana que estabelecesse elos entre a generosidade da natureza e a intervenção com elementos arquitetônicos de formas originais e diversificadas, porém harmoniosas entre si e seu ambiente natural e humano. O partido urbano adotado buscou potencializar e direcionar o legado para melhorias de transporte e lazer, permitindo a integração entre os dois terrenos e os elementos do entorno.

 

O terreno leste conta com edificações de tipos e portes variados (torres residenciais integradas a blocos comerciais). O terreno oeste abriga o hotel e o centro empresarial em uma torre-ícone na paisagem carioca, que se conjuga com o Centro de Convenções e Exposições, com níveis de cobertura vegetal. Os terrenos se interligam por duas praças articuladas, criando uma área de encontro e animação sobre a via expressa e o canal do mangue.

 

O atendimento ao concurso buscou respaldo nos parâmetros econômicos e urbanísticos da Lei de Operação Urbana Consorciada do Porto, cuja observância é premissa para o sucesso do projeto.

 

Data: 2011 

Área: aproximadamente 1.500.000 m² 

Tipo: Empreendimentos Urbanos

 

Leia o memorial do projeto na integra. Clique aqui