ESPAÑOL

ENGLISH

AEROPORTOS

A  LVA realizou estudos de oportunidades de negócios para diversos aeroportos nacionais e de modelagem institucional para os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão (Rio de Janeiro): os objetivos gerais foram identificar novas oportunidades de negócios em áreas específicas do aeroporto e estimar sua nova geração de receitas a partir dos negócios identificados.

 

Novo Aeroporto de Porto Seguro: o objetivo foi desenvolver um estudo de pré-viabilidade, tendo como base uma alternativa conceitual  relacionada a diferentes conceitos de empreendimentos aeroportuários e comerciais.

 

Diretrizes para Estruturação de modelo institucional para o setor aeroportuário, compreendendo as seguintes etapas:

 

- Estruturação do modelo institucional

• Identificação dos elementos necessários e dos aspectos positivos que constam de modelos institucionais de infraestrutura no Brasil, sob a ótica da sua aplicabilidade tempestiva.

• Apontar as soluções criativas, os novos instrumentos e onde foram aplicados.

• Análise dos aspectos jurídicos específicos observados que os tornam possíveis.

 

- Consolidação do modelo alternativo

• Modelo alternativo: estrutura de novo modelo.

• Identificação dos instrumentos jurídicos necessários para dar suporte à nova solução.

• Construção do arcabouço jurídico.

 

Os objetivos  do trabalho foram apresentar e discutir alternativas de modelos institucionais para o setor aeroportuário incluindo a participação da iniciativa privada; analisar os aspectos jurídicos relativos às condições específicas da participação privada frente às diferentes possibilidades de modelos de negócios/institucionais; criar modelo que possibilite o investimento privado no setor aeroportuário brasileiro, com segurança jurídica e flexibilidade para atrair investidores de naturezas diferentes.

 

Data: 2008 - 2011  |  Tipo:  Empreendimentos em iIfraestrutura

Locais:  Belo Horizonte,  Brasília, Cuiabá,  Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e  São Paulo.